Países de língua portuguesa

A FAMÍLIA
Encontro sobre Santa Teresa em Portugal

Para celebrar o Centenário de Santa Teresa, realizou-se um encontro, no dia 19 de abril, na casa da Instituição Teresiana, em Oliveira de Azeméis, cujo tema foi : “Família como caminho de santidade”.

O orador foi o Sr. Padre Joaquim Teixeira, O.C.D., que é o provincial dos Carmelitas Descalços de Portugal. Estiveram presentes cerca de 30 pessoas : membros da IT, familiares e amigos.

O conferencista começou por dizer que nós damos muito valor à família porque fomos criados à imagem e semelhança de Deus, que é família. Jesus viveu numa família concreta e tem a marca de Maria e de José que o criou ; Jesus é marcado pelo amor que Maria e José têm entre si.

Nós necessitamos de ter família, porque necessitamos de criar comunhão. Deus é comunhão e nós formamos família à imagem e semelhança da Santíssima Trindade, numa relação harmoniosa e numa absoluta diferença. A família tem de se transformar cada vez mais naquilo que é : uma comunidade de amor. As outras comunidades (religiosas, laicais) vivem também relações de igualdade, comunicação, de amizade, de amor. Aqui vemos já algo de Santa Teresa de Jesus, que ela vai projetar nas suas comunidades, quando diz : “Aqui todas hão-de ser amigas, todas se hão-de amar, aqui todas se hão- de querer, aqui todas se hão-de ajudar.”

Teresa vai fundar um convento de doze mulheres porque quer cultivar relações de proximidade, humanidade, delicadeza.

Comparando as características das comunidades fundadas por Santa Teresa, foram abordados vários temas de atualidade no que à problemática familiar diz respeito : a delicadeza no trato, o testemunho de uns para com os outros, a experiência de se sentir amado em todas as circunstâncias, a humildade como a capacidade de sermos genuínos, a possibilidade de nos enriquecermos mutuamente ; a atenção dos pais aos amigos dos filhos, o saber educar para a caridade, para com aqueles que sofrem, a sensibilidade com os mais pobres. Os filhos precisam de pais emocionalmente estáveis, que tenham capacidade de os formar nas virtudes, generosidade, altruísmo. Falou também da importância de rezarem juntos, em família.

Com estas ideias seguidas de uma conversa alargada sobre várias questões de âmbito educacional no seio da família, todos os participantes ficaram muito enriquecidos, ficando mais uma vez demonstrada a atualidade de Santa Teresa de Jesus.

Terminámos o encontro com a celebração da Eucaristia, reunidos como família à volta da mesa comum, partilhando o mesmo Pão.

Antes de nos despedirmos saboreámos com alegria e boa disposição um lanche preparado por todos.



Projeto em Oliveira de Azeméis

No dia 10 de Março, em Oliveira de Azeméis,
festejou-se o primeiro aniversário do Projeto em Oliveira de Azeméis. É uma iniciativa da IT que enraíza a sua ação nos primeiros passos de São Pedro Poveda em Guadix, uma vez que sendo dirigido a crianças bastante desfavorecidas, implica na atividade um grupo de jovens profissionais que animam e alentam um projeto de educação.

É uma semente pequenina, mas que com muita persistência vai dando os seus frutos. As crianças e adolescentes sentem um ambiente familiar de apoio que os incita ao estudo e os apoia, mas que também lhes dá espaço para crescer através de jogos e outras atividades.

Era dia de festa, mas como o período vai a meio e as crianças estão perto das avaliações, foi muito preenchido pelo apoio ao estudo. Aprenderam já a comportar-se, para não incomodarem os vizinhos, vão aprendendo a escutar os outros, a dar lugar a quem mais necessita. Sem muita conversa, mas com um muito bom ambiente, estão a gostar, raramente faltam.

O Grupo de voluntários é muito profissional, alguns são ou foram professores e dão o melhor que têm em paciência, capacidade pedagógica e alegria de viver.
O ambiente é simples mas de muita qualidade,
quer na assiduidade, quer na preparação dos materiais,
quer na alegria de saber estar ao serviço.

Obrigada a todos que diretamente ou indiretamente têm apoiado este Projeto !